sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NATAL DO SENHOR JESUS Missa da Noite (ou “Missa do Galo”)


A antífona da entrada nos coloca em clima de abertura ao Menino Jesus, o doador da paz: “Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz” (o Natal é alegria pela paz que vem do Senhor Jesus). O nome do Menino que é prometido no A.T. é :” Conselheiro admirável, Deus forte, pai dos tempos futuros, príncipe da paz”, como vemos na 1ª leitura (Is 9, 5b). Continua o texto: “Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado” (is 9, 6). O anjo que apareceu aos pastores de Belém lhes diz: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados” (Lc, 2 10-14).

            A paz vem do Pai e desce pelo Menino Deus, mas deve ser querida, buscada e com as condições de se recebê-la. A primeira condição aparece na 1ª leitura: termos uma vida calcada na busca da justiça e da santidade (Is 9,06). E isto nos conclama a “abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade”, como está na 2ª leitura (Tt 2,12). Esta acolhida da paz verdadeira que vem do Menino Jesus supõe a superação da paz falsificada deste mundo. Essa paz que vem do mundo e não pacifica as nossas almas é produzida pelas ilusões de festas só humanas ou pelas substâncias que provocam uma tranqüilidade, mas que, após o efeito das mesmas, vem um grande vazio e uma grande frustração.

            Jesus, mais tarde se entrega por nós na Cruz para nos salvar (Tt 2, 14), sendo que essa entrega já começa quando nasce pobrezinho em Belém da Judéia, desprovido de todo o conforto humano. Estou me entregando a Jesus, com o auxílio de Nossa Senhora e de São José, para receber e dar a Sua paz? Canto a glória de Deus que vem em nosso socorro, para nos salvar? A noite feliz em que nasce o Menino Deus é festejada primeiramente em forma espiritual?

Mons. José Geraldo da Silva Pinto Souza – Pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário