sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - MISSA DO DIA



            O Menino que nasceu em Belém da Judéia, é o Enviado do Pai: “Um menino nos foi dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado mensageiro do conselho de Deus” (Is 9, 6), como fala a antífona da entrada. Ou como em outras traduções: Será chamado Conselheiro Admirável. Jesus vem dar-nos o caminho da paz, da salvação, por isto é o Conselheiro. E pode nos dar o caminho certo porque Ele é Deus, como está na oração inicial da missa: “Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade”. Esta divindade real de Jesus é atestada na 2ª leitura: “De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para Ele um Pai e Ele será para mim um filho”? Mas quando faz entrar o Primogênito no mundo Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-Lo” (Hb 1, 5-6). Adoramos só a Deus, e se os anjos devem adorar ao Menino Jesus, é porque Ele é Deus. Ele tem a divindade igual a do Pai. Ele é o Filho do Pai, não é apenas um filho como nós que fomos adotados pela Graça. O Filho por excelência! Filho de Deus, Deus mesmo!

            A divindade de Jesus é também apresentada no Evangelho de hoje: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito” (Jo 1, 1). Jesus é a Palavra que se fez homem, como diz São João, no mesmo evangelho: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). A Palavra se fez carne quando recebeu no ventre puríssimo de Maria Santíssima, a natureza humana (Na Anunciação do anjo), e esse fazer-se homem se fez visível quando nasceu em Belém.

            E, assim, como nos diz a 1ª leitura: “O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem de nosso Deus” (Is 52, 10). A salvação pode ser vista porque se tornou visível em Jesus nascido em Belém. E com Ele vem a paz já profetizada na 1ª leitura: “Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação” (Is 52, 1). Jesus, portanto anuncia e comunica a paz, o bem e a salvação, porque Ele é Deus e tem toda a misericórdia e poder para isto.

            E crendo n’Ele nós atualizamos o nosso novo nascimento recebido desde o Batismo. Recebê-Lo agora é a condição de experimentarmos o nascer de Deus, como nos diz o Evangelho de hoje: “Mas a todos os que a receberam (receberam a Palavra que é Jesus), deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditaram em Seu nome, pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo” (Jo 1, 12-14a). Portanto, celebrar o Natal de Jesus é deixá-lo renascer em nossas almas. É crer mais profundamente n’Ele. É nascer espiritualmente de novo com Ele e n’Ele. É anunciar por Ele com a Sua Graça, a paz e a alegria da salvação que já veio, vem e virá.

Mons. José Geraldo da Silva Pinto Souza – Pároco.


Um comentário:

  1. Desejo a tds um Feliz Natal de mt Paz, Saúde e Muita Luz!!!!

    ResponderExcluir