domingo, 27 de novembro de 2011

HOMILIA DO Iº DOMINGO DO ADVENTO

Deus é nosso Pai, já exclamava o povo de Israel no antigo Testamento. É o que está na 1ª leitura em dois versículos (Is 63, 16 e 64, 7). E como Pai, Ele é também o redentor e Aquele que nos plasma, como o obreiro ao fabricar os objetos de cerâmica: Somos obras de Suas mãos (64, 7). O texto ainda coloca duas realidades em aparente contradição: “Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de Ti em Teus caminhos.” (64, 4); e o que parece contradizer: “ Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo, murchamos todos como folhas e nossas maldades empurram-nos como o vento.” (64, 5). A primeira frase parece que nossas boas obras atraem a Deus e a segunda mostra que nossas obras são más. O que entender? Não tentar fazer as boas obras? Se nós entendermos que as boas obras são possíveis sob a força da graça de Deus, então as duas frases supracitadas ficam harmonizadas.

A segunda mensagem desta 1ª leitura é uma súplica para que Deus venha em nosso socorro (63,19). É o que o tempo litúrgico do Advento nos coloca: o Senhor que já veio, venha novamente, ou melhor, renove a Sua vinda e nos restaure. De nossa parte é uma retomada dos caminhos com Deus (64, 4b). Ao mesmo tempo o profeta lamenta porque “não há quem invoque o nome de Deus, quem se levante para encontrar-se com Deus” (64, 6). Daí, o clima espiritual do Advento: sentir-se necessitado de Deus, levantar-se para ir ao seu encontro e suplicar para que Ele venha em nosso socorro.

Jesus é o Senhor que já veio e virá em Sua segunda vinda gloriosa. Por isto, o Evangelho de hoje (Mc 13, 33-37) aponta para essa vinda definitiva. E esse dia é imprevisto. O Senhor compara esta vinda como uma volta ligada ao juízo final: “É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa” (13, 34). Ou seja: Jesus partiu para o céu (Ascensão) e deixou-nos, na Igreja, com tarefas. No mesmo texto Ele nos manda ficar vigiando. Portanto, o tempo do Advento é tempo de vigilância, aguardando a Sua segunda vinda gloriosa (13, 34b-37). Esta vigilância é positiva, isto é, não estamos aguardando um ser terrível, ameaçador, não! Aguardamos o Senhor que vem para nos dar a Sua Vitória plena. O dia do juízo só será terrível para aqueles que não querem o Senhor no tempo presente, por uma falta de fé de modo direto, com má vontade. Esperar o Senhor que nos fará felizes em plenitude.

O Salmo responsorial é um grito esperançoso para que o “Senhor apareça cheio de glória e esplendor”. E que Ele “desperte Seu poder e nos traga a salvação” (Sl 79/80). Que Ele visite a Sua vinha (a Igreja) e a proteja. E de nossa parte há a afirmação de compromisso de não mais O deixarmos. E que Ele nos dê vida, nos dê a salvação. Essa vida Ele começa a nos comunicar desde que nasceu a vinte séculos atrás, em Belém, no seu Natal. Por isto, o Advento é também uma preparação para um santo Natal, retomando o 1º Natal para que este seja reavivado em nós hoje. O Senhor que virá (2ª vinda), já veio (1º Natal). E que vem permanentemente, embora velado na Sua manifestação comunicativa da salvação.

São Paulo, na segunda leitura (1 Cor 1, 3-9) nos fala que “não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo” (1, 7). E “é Ele que nos dá a perseverança em nosso procedimento até o fim, até o dia de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1, 8). Assim, o Advento, além do clima de vigilância é também uma situação de perseverança. E se Deus é fiel (1, 9) como de fato o é, mas também devemos ser fiéis, mantendo a fidelidade.

Aqui, em nossa paróquia de Nossa Senhora das Graças no bairro de Porto Velho, São Gonçalo, RJ, festejamos a nossa padroeira. E, celebrando o 1º domingo do Advento, vejamos em Nossa Senhora o modelo de quem vigiou (para receber o Senhor); de quem clamou (pela vinda d’Ele); de quem O recebeu (em seu seio puríssimo); de quem se manteve fiel a Deus a todo o momento.

Mons. José Geraldo da Silva Pinto


Um comentário:

  1. Excelente explicação das leituras e evangelho. Parabéns Monsenhor José Geraldo.Acrescentando ainda, a lindíssima novena que nos levou a orar, a refletir sobre Maria 'QUE ESPEROU O SENHOR E NOS ENSINOU A ESPERÁ-LO" e a festa da Padroeira que aconteceu ai em sua paroquia, inclusive com o seu canto em latim "Salve Regina" cantada pelo senhor em latim, enquanto entrava a as imagens, de Maria, Anjo Gabriel e Espirito Santo enquanto o senhor entoava de forma belissimao canto acima citado. Parabéns... A COMUNIDADE ESTÁ FELIZ E AGRADECE A DEUS POR TUDO QUE ACONTECEU.

    ResponderExcluir