sábado, 26 de agosto de 2017

AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS


Evangelho - Mt 16,13-20

Jesus disse que Pedro era feliz pois foi o Pai que está no céu quem lhe revelou quem Ele era.
E por causa disso, Jesus comparou Pedro a uma pedra de alicerce de uma construção, sobre a qual seria construída a Igreja.  A sua Igreja, a nossa Igreja. Aquela que por meio dela, alcançaremos a salvação eterna. Pois é nela que encontramos os sacramentos, os meios necessários para nos converter, e permanecermos na presença de Deus.
E mais. Jesus garantiu que o poder de satanás não é nada diante da sua Igreja.
Pedro recebeu diretamente de Jesus, as chaves do Reino dos Céus. Com o poder de ser o ponto de ligação entre nós e o Pai.
Minha irmã, meu irmão.  Jesus hoje está perguntando o que você pensa sobre Ele. O que você sabe sobre a sua pessoa. Você realmente se interessa em conhecê-lo cada dia mais? Ou para você tanto faz! Você o ignora?  O que você pensa sobre tudo o que Ele disse.  Foram palavras de um grande sábio? Uma filosofia de vida? Ou foram palavras de vida eterna? O que você pensa sobre os milagres que Ele fez? Você acha que foram truques? Que foram simplesmente mágicas espetaculares? Ou foram realmente milagres realizados somente por causa do seu poder infinito?  O que você acha de seguir Jesus de verdade? O que você acha de ser mais dedicado ao seu projeto de salvação, engajando-se em uma pastoral da sua paróquia. O que você acha de largar tudo e se ingressar no seminário para ser um padre? 
           
Como já dissemos, Jesus sabe tudo o que você pensa, o que você acha. Mas Ele hoje está cutucando você para ver a sua reação, como o fez aos seus discípulos. Diríamos que  Ele está colocando você num cerco, para ver até onde vai a sua fé.  Para ver se você é realmente por Ele ou contra Ele!
           
Você que está ouvindo agora esta homilia, acredite. Jesus está bem aí do seu lado. E está perguntando: E você? Quem acha que eu sou? 
           
Então, caríssimo. Qual é a sua resposta?  Seja sincero. Depois de todos os milagres que o Filho de Deus realizou você continua achando que ele era apenas  um sociólogo, um político, um psicólogo, um mágico, um profeta, um filósofo, um socialista, ou o Filho de Deus com plenos poderes no Céu e na Terra?
           
Um jeito de sabermos quem é Jesus, é lendo o seu Evangelho.  Mais isso não basta. Porque Jesus falou muito por parábolas, por enigmas, ele nem sempre deixou bem claro tudo o que explicava. Isso quer dizer que temos de correr atrás de uma explicação. E ela está principalmente na homilia do padre na Santa Missa, está nas reflexões sobre a palavra, está aqui neste Blog por exemplo.  Mais isso também não basta. É preciso ter fé, para que o Pai que está no Céu e em toda parte, nos ilumine, nos revele pessoalmente quem é Jesus Cristo, como Ele revelou a Pedro.       
           
Prezada irmã, prezado irmão.  O que Jesus significa para a sua vida?   Você já teve uma experiência pessoal com Jesus?  Já aconteceu algum milagre na sua vida?  Você já descobriu quem  é Jesus? Se isso ainda não lhe aconteceu, corra em busca de mais explicações sobre Ele, e você descobrirá que Ele é O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

           
Jesus é a porta por onde vamos passar para entrar na vida eterna. Jesus é o rosto visível de um Deus invisível. Jesus é o meu Senhor e o meu Deus, o meu rei, meu pastor, o nosso Mestre, a nossa salvação na hora do desespero, porque Ele é misericordioso, bondoso, justo, e poderoso. 
           
Quem é Jesus? Ele é o pão descido do Céu para alimentar a nossa alma, fortalecendo a nossa vontade contra o mal que nos rodeia, que nos atenta, que nos arrasta para o pecado. É Jesus sacramentado que nos dá força para continuar a caminhada entre os espinhos, que são as injustiças, a violência, a maldade dos homens, aqueles que não o aceitam. 
           
Jesus é o próprio Deus feito homem. Jesus provou sua divindade através dos seus milagres. Jesus revelou que Ele era o próprio Deus, dizendo: “ Quem me viu, viu o Pai”. “Eu e o Pai somos um”. “ A mim foi dado todo o poder no Céu e na Terra”
           
Os milagres nos mostraram que o Reino de Deus estava acontecendo na pessoa de Cristo.  Se Jesus não tivesse feito nenhum milagre, ele hoje seria apenas um homem famoso como qualquer outro sábio que conhecemos através da História.  Mas Jesus não era um homem comum. Ele era é o Próprio Deus, com plenos poderes sobre as forças físicas da natureza, como o demonstrou acalmando a tempestade, andando sobre as águas, ressuscitando pessoas, curando centenas de doentes, etc.

Os milagres provaram o infinito poder de Jesus. Os milagres provaram que ele era   Deus: e ele mesmo disse: “a mim foi dado todo o poder no céu e na terra”.
         
Jesus veio ao mundo com uma missão planejada pelo Pai: SALVAR A HUMANIDADE DO PECADO. Assim Ele desenvolveu o seu Plano através daPALAVRA,  pelo PERDÃO e por meio dos  MILAGRES.

Jesus usou vários métodos de cura:

1-Pela palavra: quando ressuscitou Lázaro, Ele apenas disse: “Lázaro vem para fora!

2-Também usou o toque ou a imposição das mãos. Ele tocou no cego e no leproso, e ambos foram curados.

3-Jesus efetuou curas nas quais não usou nenhum desses métodos que acabamos de citar, porque às vezes o doente ou a doente, nem estava ali presente. São as curas feitas à distância, como foi o caso do escravo do Centurião romano, e da filha daquela mulher que tanto o insistiu... “ vai, a tua filha está curada” , “vai, o teu filho vive...”

Perguntas:

Por que às vezes não conseguimos o que pedimos a Deus?

Respostas: Pode ser que:

1-Não estamos merecendo o que pedimos;
2-Falta de fé;
3-O que pedimos não está de acordo com o plano de Deus;
4-Ou pedimos para testar a Deus, como o fez Herodes, quando disse a Jesus: “ Faça trovejar que eu quero ver...
           
Caríssimo. Quem é Jesus? Jesus é Aquele que lhe perdoa quantas vezes forem preciso através da mão abençoada e ordenada do sacerdote.
Jesus é Aquele  que lhe faz companhia e lhe dá forças nos momentos de solidão e de tentação.
Jesus é Aquele que o ilumina nos caminhos escuros e difíceis da estrada da vida.
Jesus é O Filho amado que lhe mostra a vontade do Pai.
Jesus é Aquele que fala conosco de várias formas: através de pessoas, e dos fatos, mostrando-nos como devemos ser, agir e pensar para obter um dia a graça de merecer a vida eterna.
Jesus é Aquele que pela sua infinita misericórdia quis habitar em nós por meio da Eucaristia.
Jesus é Aquele que na hora da nossa morte não nos abandona, mas sim, nos proporciona a graça do arrependimento para que possamos conseguir o seu perdão.
Jesus é Aquele que nos fortalece para que não desfaleçamos na caminhada.
Jesus é a luz que ilumina o nosso caminhar, o sacerdote, o irmão, amigo que bate a nossa porta para estar conosco nas horas difíceis. Ele é bondade, doçura, beleza pura, o caminho reto,  é a paz que todos procuram.  Jesus é a água pura que mata a sede da nossa alma, e nos acalma.  Ele é o freio para os nossos instintos,  dirige a nossa vontade, inspira nossa mente e pensamentos, aumenta a nossa fé, nossa esperança e nossa caridade.  Jesus sacramentado é tudo isso e mais um pouco.
           
Por isso, irmãos, e irmãs. Quando acabamos de comungar, rezemos esta bela oração do Padre Pio:

Fica comigo, Senhor, porque vossa presença me é necessária para não vos esquecer. Bem sabeis quão facilmente vos abandono...
Ficai comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso de vossa fortaleza para não cair tantas vezes.
Ficai comigo, Senhor, porque sois minha vida e sem Vós me esmorece o fervor.
Ficai comigo, Senhor, porque sois minha luz e sem Vós me acho em trevas.
Ficai Senhor, comigo, para me mostrardes vossa vontade.
Ficai, Senhor, comigo, para eu ouvir a vossa voz e seguir-vos.
Ficai, Senhor, comigo, porque desejo amar-Vos muito e estar sempre em Vossa companhia.
Ficai comigo, Senhor, se queres que eu Vos seja fiel.
Ficai comigo, Jesus, porque minha alma, conquanto seja paupérrima, todavia quer ser para Vós um habitáculo de consolação, um ninho de amor.
Ficai, Jesus, comigo, porque entardece e o dia se vai... isto é, a vida passa... a morte se avizinha..., avizinha-se o juízo, a eternidade... e é necessário redobrar minhas forças para não desfalecer no caminho e para tal preciso de Vós.  Entardece e vem a morte... inquietam-se as trevas, as tentações, a aridez, as cruzes, as penas, e oh! Como preciso de Vós, meu Jesus, nesta noite de exílio.
Ficai, Jesus, comigo, pois preciso de Vós nesta noite da vida e dos perigos.
Fazei que eu vos reconheça como vos reconheceram os discípulos de Emaús ao partir o pão, isto é, que a união eucarística seja luz que dissipa as trevas, a força que me sustenta e a única felicidade da minha alma.
Ficai, Senhor, comigo, porque ao chegar a morte, quero estar unido a Vós, se não pela santa Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.
Ficai, Jesus, comigo! Não vos peço  vosso divino consolo, pois não o mereço, mas o dom de vossa divina presença. Oh! Sim, Vo-lo peço!
Ficai, Senhor, comigo! Busco somente a Vós, o vosso amor, Vossa graça, a vossa vontade, o Vosso Espírito, porque Vos amo e não peço recompensa alguma, senão aumento de amor.  Amor sólido, prático. Amar-Vos com perfeição por toda eternidade.
Assim seja.

Padre Pio.
            Leve esta oração sempre com você! Reze-a todos os dias, várias vezes, mande-a para seus amigos, e sinta os resultados, observe a diferença na sua espiritualidade.
Pois apesar que de toda hora é hora de rezar, é preciso rezar a oração certa na hora certa.   


Tenha um bom domingo de muita oração. José Salviano

FONTE: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/2017/08/as-chaves-do-reino-dos-ceus-jose.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário