domingo, 5 de março de 2017

"NÃO TENTARÁS O SENHOR TEU DEUS"

1º DOMINGO DA QUARESMA



Evangelho de Mt 4,1-11

Estamos no início da Quaresma, um tempo forte na vida da Igreja e de todos os que se dispõe a caminhar com o Cristo vencedor!
A liturgia deste tempo Quaresmal, tem como propósito, despertar em nós, o desejo de mudança, de reavermos os valores, que às vezes deixamos de lado, por estarmos buscando os "valores" do mundo!
Nas palavras de Jesus, que meditamos neste tempo reflexivo, há sempre um apelo de conversão e todos nós sabemos que não é fácil percorrer este caminho, pois mudanças, é sempre um grande desafio, requer coragem, determinação, renuncias e acima de tudo, o constante exercício do perdão! Mas mesmo sendo um caminho difícil, vale a pena segui-lo, afinal, não tem alegria maior do que o nosso retorno ao coração do Pai!
Somos chamados a viver esse tempo no espírito de fé, a deixarmos para trás a escuridão do passado para vivermos uma vida nova, alicerçada nos valores do evangelho, a transformar o nosso coração de pedra, num coração de carne, num templo sagrado onde Deus possa habitar! 
O pecado interrompe o nosso relacionamento com Deus, mas a porta do seu coração de Pai, nunca fecha, ela está sempre aberta para nos receber de volta, basta querermos voltar! Aproveitemos, pois, este tempo em que a graça e a misericórdia transbordam do coração do Pai, para voltarmos ao seu convívio!
No evangelho que a liturgia deste primeiro Domingo da Quaresma nos convida a refletir, vemos que Jesus, na sua condição humana, foi tentado a desistir da sua missão, a trocar o projeto de Deus por bens materiais, mas a sua resposta foi taxativa: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Jesus foi tentado a aceitar e a confiar no poder do demônio, mas Ele respondeu com firmeza: ”Não tentarás o Senhor teu Deus.” 
O Filho de Deus, venceu o inimigo por estar fortalecido no Espírito do Pai, Ele se manteve firme no propósito de levar em frente a sua missão: libertar a humanidade da escravidão do pecado! 
Assim como aconteceu com Jesus, acontece também conosco, a tentação do TER, do PODER, está sempre a nos rondar, precisamos estar vigilantes o tempo todo, para não sermos pegos de surpresa, pois a tentação é oportunista, ela surge inesperadamente, principalmente quando nos propomos a mudar de vida ou quando estamos enfraquecidos na fé! Para nos seduzir, o mal chega até a nós, disfarçado do bem, por isto, precisamos estar sempre atentos para não tornarmos presas fácies do inimigo deixando-nos enganar pelas aparências! 
Ninguém está livre das tentações, elas estão presentes em toda parte, principalmente onde existe o bem, para vencê-la, é importante estarmos sempre em sintonia com Deus, perseverantes na fé, munidos da arma mais poderosa que temos ao nosso alcance, que é a oração!
Ser tentado, não significa pecar, pecar é cair na tentação. Todos nós, já passamos pela a experiência de ser tentado, o próprio Jesus viveu esta experiência, é a nossa ligação com Ele, que nos torna resistentes as tentações, que não nos deixa cair nas ciladas preparadas pelo o inimigo.
Que o Espírito Santo de Deus, que fortaleceu Jesus nas tentações, nos fortaleça também e que nenhuma proposta do mundo, nos convença a trocar o SER pelo o TER!
Na oração do Pai Nosso Jesus nos ensina a pedir ao Pai: “E não nos deixeis cair em tentação”... Peçamos a Ele todos os dias esta graça!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

FONTE: http://homiliadominical2.blogspot.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário