domingo, 12 de fevereiro de 2017

“NÃO PENSEIS QUE VIM ABOLIR A LEI...”

6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
  

Evangelho de Mt 5,17-37

O ponto fundamental de todos os ensinamentos de Jesus sempre foi o amor, Jesus era movido pelo o amor,  todas as suas ações se convergiam para o bem maior, que é a vida!
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor! O amor gera vida, nos une como irmãos, nos torna testemunhas vivas de Jesus no mundo! É o amor que nos possibilita viver a nossa humanidade de forma Divina!
No evangelho de hoje, Jesus nos ensina o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, fazer parte do Reino dos Céus, que é o caminho do amor!
“Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.” Mt5,20.
Ao contrário do que muitos daquela época pensavam, Jesus não veio abolir as leis, pelo contrário, Ele veio aprimorá-las! A interpretação que Ele faz dos mandamentos, torna explícita a intenção de Deus, que não somente quis nos deixar “mandamentos” e sim, nos oferecer, por meio de Jesus, diretrizes precisas para a nossa caminhada rumo a eternidade! 
É no pensamento que está a raiz de todo pecado, e Jesus veio nos ensinar como cortar este mal pela raiz, que é eliminar tudo que pode nos levar a tirar a vida do outro, o que fazemos não somente com armas, mas também com as nossas atitudes, principalmente, com a nossa indiferença, com a nossa omissão diante as injustiças. 
O antigo Testamento diz: “não matarás”, Jesus diz a mesma coisa, mudando apenas as palavras, ao invés de dizer: não matarás, Ele nos convidar a amar! “Amem-se uns aos outros." O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, quem ama, perdoa, respeita, valoriza a família, enfim, quem só faz o bem!
O texto nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica ainda presente nos dias de hoje, até mesmo nas nossas comunidades cristãs.
O legalismo é um instrumento de alienação e de opressão que tem como objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para o cumprimento de tantas regrinhas, de tantos preceitos, os seus líderes sentem-se livres para praticarem seus atos contrários ao projeto de Deus, um projeto, que tem como prioridade  a vida em toda sua dimensão!
As leis de organização social e religiosas, para Jesus, só têm validade,  se forem elaboradas em favor da vida e Jesus veio para promover a vida!
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro que a vida deve estar acima de toda e qualquer lei!
Ao nos deixar o mandamento do amor, Jesus enfatiza a importância de vivê-lo no nosso dia a dia! O mandamento do amor, não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele!
Quem ama, obedece todos os mandamentos e ensina o outro a cumpri-los, com o seu testemunho de vida! Estes, diz Jesus: serão considerados grandes no Reino dos céus! 
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, o amor  nunca entra em decadência!
O reino de Deus não se espalha através de cumprimento de normas, o Reino de Deus se espalha pelo contagio do amor, pois o amor é “contagioso”, pega de um para o outro!
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor, onde não há amor, não há vida cristã!
O nosso amor pelo outro, deve ser um amor que responda ao amor que  Deus tem por nós!
Ora, se somos filhos do amor, amor devemos ser!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho


FONTE: http://homiliadominical2.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário