sábado, 11 de agosto de 2012
Discurso sobre o pão
Esta fala de Jesus, no evangelho de João, é, ainda, a continuação do longo
discurso sobre o pão, pronunciado em Cafarnaum, após a partilha dos pães com a
multidão na montanha no outro lado do mar da Galileia. O evangelho de João se
caracteriza pela repetição didática de um tema central, reapresentado sob
diversas formas associado a outros temas. Agora, ao pão está associado o dom da
vida eterna por Jesus.
Jesus testemunha sua origem divina e seu conhecimento do Pai, sendo então
rejeitado pelos judeus que conheciam sua origem humilde e comum. Jesus e sua
família são tipos comuns em sua terra, Nazaré, onde já vivem há cerca de trinta
anos, sem que nada de extraordinário os destaque dos demais. Os três evangelhos
sinóticos registram esta rejeição de Jesus. A tradicional identificação de Deus
com o "poder" que age com violência a favor do "povo
eleito", característica do Primeiro Testamento, impede que reconheçam a
revelação amorosa de Deus nos pequenos e humildes.
A atração pelo Pai é a atração pelo seu ensinamento, comunicado por Jesus.
Jesus viu o Pai. Ir a Jesus é o passo seguinte: é crer nele e segui-lo. O crer,
que implica a adesão concreta ao projeto de Deus, insere o discípulo na vida
eterna.
Deus é o Deus da vida. A palavra "vida" é mencionada onze vezes no
capítulo seis. A obra de Deus, fruto do seu amor, é o dom da vida plena para
todos. O Pai e o Filho comunicam a Vida. Todos são atraídos a Jesus, que foi
enviado pelo Pai. Não há, absolutamente, discriminações nem privilégios nesta
atração. Com pleno amor e liberdade, o Pai atrai todos ao seguimento de Jesus.
Este universalismo significa que a nova comunidade dos seguidores de Jesus não
é continuação nem restauração de Israel. Quem comeu o maná, da tradição do
Êxodo de Israel, morreu. Agora se trata da constituição de um povo novo,
formado pela comunhão de todos os povos de todas as nações, para o qual o valor
supremo é a geração, a restauração e o cultivo da vida.
É o povo que crê em Jesus e o segue. A este
povo é servido o pão descido do céu que dá a vida eterna. Quem comer deste pão
não morrerá. Já está participando da vida eterna, inserido na vida divina pela
prática do amor, em comunhão com Jesus.
O pão do céu é o pão que dá a vida aos pequenos e excluídos, aos pobres
bem-aventurados que sofrem a opressão. É Jesus, o pão partilhado com as
multidões, criando laços de fraternidade, solidariedade e amor, no grande
banquete do Reino dos Céus, que já acontece aqui na terra. É a comunidade que
vive na harmonia e na paz, na bondade, na compaixão e na reconciliação (segunda
leitura). Elias foi alimentado por um anjo e caminhou ao encontro com Deus
(primeira leitura). Agora, Jesus, com sua palavra e com sua presença, alimenta
os discípulos, ao longo dos tempos, fortalecendo-os no seu seguimento. Quem
escuta o ensinamento do Pai crê, vai a Jesus e tem a vida eterna.
José Raimundo oliva
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