sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

HOMILIA 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Jesus em dia de sábado, entra na sinagoga (local de culto da Palavra) e começa a ensinar. Revela-se o grande e definitivo profeta, que Moisés, na primeira leitura anuncia que viria no futuro (Dt 8,15-20). Notemos que Moisés está há doze séculos antes de Cristo. Esse grande profeta deverá ser obedecido, escutado (Dt 18,15). Porque Deus pedirá contas a quem não escutar as suas palavras que esse profeta pronunciar em Seu nome (Dt 18,19)


Todos na sinagoga ficaram admirados com o ensinamento de Jesus, pois ele ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei (Mc 1,22). Essa autoridade estava atestada mediante a expulsão de um demônio, que possuía um homem, que se achava presente (Mc 1,23-28). Essa expulsão faz o povo ficar admirado e exclamava: “O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem” (Mc 1,27).


Antes de sair do homem possuído, o demônio grita aterrorizado: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Eu sei quem tu és: Tu és o Santo de Deus” (Mc 1,23-24). Esta mesma exclamação São Pedro a profere, mas com amor e fé (Jo 6,68-69). O mesmo devemos fazer; louvar o Senhor e acolhe-Lo com amor.


O Salmo 94 (95) fez o povo de Israel (e também nós) afirmar, crendo, que Deus é o nosso rochedo que nos salva. Ele é o nosso pastor e nós somos o seu povo e o seu rebanho. E, portanto, ir ao seu encontro caminhando com louvores. Ajoelhar-se, prostrar-se por terra, adorar a Deus. Não fechar o vosso coração a Deus, mas escutá-Lo, em Jesus Cristo, o grande e máximo profeta, e mais que profeta – Deus mesmo feito homem, através da bíblia, da igreja e de nosso interior.


São Paulo, na segunda leitura coloca o celibato (a castidade total por amor ao Reino de Deus) como a condição mais perfeita para o cristão. Nesse estado, a pessoa está com disponibilidade total para as coisas de Deus (1Cor 7,32-35). A pessoa que busca o sacramento do matrimonio faz uma escolha também boa, desde que o faça por vocação dada por Deus e não um mero fato humano de teor apenas afetivo-passional. O que escolher o celibato ou o casamento? A escolha deve sempre obedecer à vocação de cada um; se Deus dá a vocação celibatária, esta deve ser ”escolhida”, ou seja, fazer a escolha que Deus fez para cada um. Como saber que escolha Deus me deu? Pela escuta de Deus no coração, pela voz da igreja, pela luz do Divino Espírito Santo.


Em suma: escutar o profeta de Deus, hoje a igreja. Escutar e seguir essa voz do Senhor. Ao mesmo tempo, o cristão deve ser profeta de Deus, fazendo ecoar a sua voz, não profetizando de suas próprias opiniões. Hoje em dia é muito fácil cair nas tentações de difundir as idéias mundanas, como uma moda, ou como estar “atualizado”. Mas, estar sensível á voz de Deus que trás a salvação, a segurança e a verdadeira realização.


Mons. José Geraldo da Silva Pinto Souza – Pároco
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário