sábado, 11 de novembro de 2017

“... FICAI VIGIANDO...”



Evangelho de Mt 25,1-13


Quantos de nós, perdemos tempo, buscando explicações para o inexplicável, querendo  saber como e quando acontecerá o fim dos tempos. O que nem Jesus sabia: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai.”  (Mc 13,32 )Não precisamos saber nada sobre como e quando acontecerá  o fim dos tempos, o que precisamos  saber mesmo,  é como conduzir a nossa vida presente.  Vivendo esta vida presente, de acordo com a vontade de Deus, estaremos nos preparando para que a nossa passagem desta vida para a outra, seja um novo nascimento, o  nascimento para  uma vida sem tribulações.
Como e quando acontecerá esta  nossa passagem,  não sabemos, mas pela a  fé e a nossa confiança nas palavras de Jesus, sabemos que a nossa morte física, não será o fim, e sim, o começo  de uma nova vida, de uma vida em plenitude, que Jesus compara com uma festa de núpcia.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus,  lembra-nos  através de uma parábola, que a sua segunda  vinda, pode acontecer a qualquer momento, daí, a importância de estarmos o tempo todo preparados.
Estar preparado,  não significa estar preocupado,  e sim, ocupado em fazer o bem, em viver o evangelho, dando a nossa resposta de fé, às varias situações humanas.
A parábola diz que dez virgens, foram, com suas lamparinas, esperar o noivo para a festa nupcial. Cinco delas, eram imprevidentes, não levaram óleo suficiente, caso houvesse um atraso  do noivo. Já as outras cinco, foram previdentes, pesaram na possibilidade de um atraso do noivo e por isso,   levaram óleo de reserva.  Como aconteceu um atraso do noivo, que só chegou no meio da noite, as lamparinas das cinco virgens imprevidentes, começaram a apagar  e elas tiveram que sair as pressas, para comprar o óleo. Aconteceu que enquanto elas se ausentaram, o noivo chegou, e elas não puderam entrar  para a festa,  pois a porta de entrada  já havia sido fechada.
Esta parábola, rica em detalhes,  vem nos falar  de vigilância,  de uma vigilância  constante, pois não sabemos a que hora e dia, o Senhor virá. Devemos estar sempre atentos, preparados,  pois a qualquer momento podemos ser surpreendidos com o chamado do Senhor, um chamado,  a participarmos da festa de  núpcias, preparada pelo o Pai!
Para entendermos melhor a mensagem que Jesus quer nos passar através desta parábola, é bom termos em mente, que Jesus conta esta parábola, fazendo referencia ao rito de casamento entre os judeus. As festas de núpcias eram muito bem preparadas  e de longa duração.  As cerimonias,  aconteciam  no mesmo local da festa.  Ao contrário de hoje, era a noiva que ficava esperando pelo o noivo, que chegava de forma festiva, sendo recebido por um grupo de moças, que muito bem vestidas, aguardava-o do lado de fora, com suas lamparinas acesas. Elas tinham que esperar pelo o noivo, já com as suas lamparinas acesas, pois não dava tempo,  de acendê-las na hora de sua  chegada, pois tudo  era  muito rápido na portaria, a festa mesmo, acontecia dentro do recinto. Certamente, era um acontecimento muito bonito, o noivo, indo ao encontro da noiva, ladeado de  belas jovens com suas lamparinas acesas!
As virgens que não foram previdentes, ou seja, que não contaram com um possível atraso do noivo, ficaram de fora da festa, simbolizando  os desatentos de todos os tempos, os  que só querem curtir o momento presente, sem investir na vida futura, que não  se  abastecem  com o óleo da fé!  
O sentido da parábola, reforça o convite a prontidão, as  jovens, somos nós, o povo, uns previdentes, outros não.  O noivo, é Jesus, o casamento, ou seja,  o evento, simboliza a  segunda vinda de Jesus, que pode demorar para uns, e ser rápido para  outros.
No batismo, recebemos o Espírito Santo,  a luz que nos ilumina e ilumina o mundo,  não podemos deixar que esta luz se apague por falta de óleo, o óleo da fé! Se nos faltar este óleo, nossas “lamparinas” se apagarão, e ficaremos de fora da grande festa, pois o céu, é todo em  luz, lá, não há lugar para “lamparinas’ apagadas.
No finalzinho  do evangelho, Jesus nos faz um  alerta: “Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

FONTE: http://homiliadominical2.blogspot.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário