domingo, 14 de maio de 2017

“NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM"!

5º DOMINGO DA PÁSCOA



Evangelho - Jo 14,1-12

Neste quinto Domingo  da Páscoa, somos chamados a desenvolver o dom da  fé, que recebemos de  Deus como uma semente plantado por Ele no nosso coração!
 É caminhando, que crescemos na fé, é crescendo na fé, que crescemos no amor, na fraternidade, na vida de comunhão com Deus e com os irmãos.
A fé, não é algo que se tem e pronto, a fé é construção, uma construção que se desenvolve através de um processo lento que vai se solidificando à medida em que nos deixamos inundar pelo amor de  Deus!
 A  fé  é  caminhada é compromisso,  é ver além do  que os olhos humanos alcançam!  É pela fé, que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano e  sim, do acolhimento a este  dom de Deus.
Jesus é a revelação do amor do Pai, aos poucos vamos nos envolvendo neste mistério de amor, enxergando  no Filho, a presença amorosa do  Pai!
No  evangelho que a liturgia  de hoje nos apresenta, podemos perceber claramente a paciência de Jesus para com os seus discípulos que apesar de estarem a tanto tempo com Ele,  eram  muito imaturos na fé, tinham muita dificuldades em entender o que Jesus lhes revelava a respeito  de sua volta para o Pai. No desejo de fazer brotar em seus corações, pensamentos positivos, ideias claras sobre a  sua pessoa, sobre a sua missão e  o sentido da sua presença no mundo que poderia dar a eles tranquilidade  durante a sua ausência, Jesus afirma: “Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, afim de que onde eu estiver estejais também vós.” E acrescentou: “Para onde eu vou vós conheceis o caminho.
Tomé, não entendendo o sentido destas palavras, interpela Jesus dizendo: “Nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Esta imaturidade de Tomé, pode ser  encontrada também  em nós: estarmos com Jesus, mas não  reconhecê-Lo como sendo Ele, o caminho que nos leva ao Pai!
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim!” Estas palavras de Jesus, que respondeu a  uma duvida  de Tomé,  devem permanecer em  nós, pois  são palavras que nos indica a vereda autêntica que nos leva a felicidade Plena que é o próprio Jesus.
Ver o Pai, era a coisa mais desejada pelos discípulos, um desejo que fora manifestado por Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Bastaria  que os discípulos  dessem um passo a mais na fé, para que eles descobrissem na pessoa de Jesus, a presença do  Pai, que estava ali, a tanto tempo com eles na pessoa de Jesus!
 É graças a paciência de Jesus, que hoje nós temos a felicidade de conhecê-Lo através do testemunho dos  discípulos, que apesar de suas fragilidades se mantiveram firmes no propósito de dar continuidade ao projeto de Deus, proposto por Jesus.
Contemplar Jesus, é a única forma de ver a face humana do Pai, não há nada no Pai que não encontramos em Jesus. Através do conhecimento intelectual jamais vamos  conhecer Jesus, nós só vamos conhecê-lo verdadeiramente pelos caminhos da fé!
 A falta de fé, priva-nos da alegria de conhecer Jesus, de tornarmos íntimos Dele, de perceber  a sua presença contínua junto de nós, de sentirmos seguros quanto ao nosso futuro!
A Luz que  verdadeiramente ilumina é aquela que nos conduz  a felicidade plena, Jesus é esta  Luz,  Ele é a presença  de Deus em nós! Deixar-se conduzir por esta Luz,  é deixar-se irrigar pela fonte de água viva que nos levará a um Reino que não terá  fim, que é o coração do Pai.
No final do evangelho, Jesus diz: “Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai.”
 Quem tem fé, pode realizar obras grandiosas, pois ao voltar para o Pai, Jesus enviou-nos o  Espírito Santo, tudo que fazemos de bom, fazemos  pela a ação do Espírito Santo de Deus em nós!
O amor do Pai é derramado em nós pelo Espírito Santo, vivenciemos este amor permanecendo no Filho!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

FONTE: http://homiliadominical2.blogspot.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário