sábado, 10 de dezembro de 2016

"IDE CONTAR A JOÃO O QUE ESTAIS OUVINDO E VENDO”

3º DOMINGO DO ADVENTO


Evangelho de Mt 11, 2-11

Estamos no terceiro Domingo do advento, chamado Domingo da alegria! 
O advento é um tempo de gratidão, de reafirmarmos com atitudes, o nosso desejo de estarmos sempre com Jesus!
Neste tempo de expectativas, o nosso coração enche de júbilo para acolher Jesus que já está no meio de nós, mas que às vezes, não nos damos conta da sua presença  em  nossa vida!
Historicamente, Jesus já nasceu já esteve fisicamente entre nós, hoje, Ele não quer mais abrigar-se na gruta fria de Belém e sim, no aconchego do nosso coração!
Ao nos preparar para o Natal do Senhor Jesus, estamos também nos preparando para a segunda vinda de Jesus, que  pode acontecer a qualquer momento. Quem faz da sua vida uma oferta de amor, vive um constante Natal, por tanto, está preparado para esta  segunda vinda de Jesus. 
Em meio a este mundo tão conturbado, onde impera a competitividade, o egoísmo, Jesus vem  realimentar a nossa esperança, lembrando-nos de que  Ele estará conosco até o fim dos tempos. Mt28,20
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo que João Batista estava prisão.  Ao ouvir falar das obras realizadas por Jesus, envia a Ele, alguns de seus discípulos para perguntá-Lo: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Jesus não os responde com palavras, mas manda-os dizer a João o que eles viram e ouviram. 
Provavelmente, João Batista, como um grande profeta que era, já soubesse  que aquele homem que realiza tantas proezas, era  o Messias, mas João quis que os seus discípulos fizessem a experiência do  encontro pessoal com Jesus!  
No evangelho do domingo anterior, João fala de Jesus, no texto de hoje, é Jesus quem fala de João Batista, o profeta que continua falando ao nosso coração: “Convertei-vos e crede no evangelho. “Eis o cordeiro de Deus.” 
A prisão de João Batista não o impediu de continuar anunciando a vinda do Messias, afinal, ninguém consegue calar a voz de um profeta, nem mesmo a  morte! Por sua vez,  Jesus também não se  intimidou com a prisão de João Batista, pelo contrário foi a sua prisão, que o encorajou  a iniciar o seu  ministério.
A liturgia deste tempo, está sempre nos trazendo a figura de João Batista que  é, depois de Maria, a figura de maior relevo no tempo do advento, ele surge como protagonista da história, pois é a partir dele que Jesus se manifesta à humanidade. O profeta João Batista  representa o antigo testamento, no entanto, ele não se prendeu a mentalidade antiga, buscou sempre algo novo.  
O texto chama a nossa atenção sobre a importância da nossa experiência  pessoal com Jesus! É a partir desta experiência, que sentimos ampliar o nosso  horizonte pois  passamos a enxergar além dos que os olhos humanos alcançam! 
Os discípulos de João, não tiveram dúvidas  de que Jesus era o Messias após a  experiência que tiveram com Ele. O mesmo  acontece conosco, quando deixamos Jesus  entrar na nossa vida!
Um dia, alguém nos falou de Jesus, como João falou com os seus discípulos,  contudo, só vamos conhece-Lo de fato, através do encontro pessoal com Ele.
Imitemos o profeta João Batista, sendo a voz que grita no deserto contra tudo e contra todos os  que insistem em  manter os caminhos tortuosos como “expressão de valores”. O nosso caminho é o caminho da  justiça, do amor, um caminho   traçado por Deus, é trilhando este caminho, que encontraremos a felicidade plena!
Que a alegria da certeza da presença de Jesus no meio de nós, invada o nosso coração, intensifique a nossa disposição em dar passos ao encontro Dele, no encontro com o irmão.
 Neste tempo de preparação para o Natal, tomemos consciência da importância de estarmos, sempre vigilantes, num processo contínuo de conversão, para que assim, possamos transformar o nosso coração num  berço aconchegante para acolher Jesus, é nele que Ele  quer fazer sua  morada.
“Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.”
João Batista, foi o profeta que preparou o povo para receber o Messias, o batismo que ele realizava era um batismo de conversão. Jesus o reconhecia como o maior dentre todos os profetas.  Ele não teve tempo de fazer a experiência daquele que ele anunciou, enquanto que, o menor no Reino dos céus, que é aquele que seve, vive esta  experiência, anunciando Jesus com a própria vida, o que o torna grande dentro da sua pequenez. 


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

FONTE: http://homiliadominical2.blogspot.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário