domingo, 9 de outubro de 2016

"JESUS, MESTRE, TEM COMPAIXÃO DE NÓS!"



Evangelho de Lc 17,11-19

A todo instante, Jesus nos convida a sermos propagadores do amor de Deus, não somente com palavras, mas principalmente com as nossas ações do dia a dia! Com o nosso testemunho de vida em Deus, motivamos o outro a fazer a experiência deste amor no  encontro com Jesus!
Como seguidores de Jesus, comprometidos com o anuncio do evangelho, não podemos ficar indiferentes  às inúmeras graças que recebemos de  Deus  e nem deixar que irmãos nossos, desconheçam a verdade que liberta!
 Muitas vezes, o que aflige o nosso irmão, não são os problemas em si, e sim, a falta de disposição para enfrentá-los por não verem nenhuma perspectiva pela frente!  São muitos, os que não conseguem sair de situações difíceis, por falta de motivação, por falta de alguém  que  lhes mostre o Deus da vida, o Deus que é maior do que o seu problema!
Podemos ter fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho do seu amor, portanto, o reino de Deus não irá acontecer através de nós. O Reino de Deus só acontece através de nós, quando assim como Jesus, nos tornamos fonte de libertação para o outro, eliminando as trevas de sua vida!
A narrativa do evangelho deste Domingo, nos mostra, o quanto é importante propagar o amor de Deus no mundo!  Foi graças a esta propagação, que dez leprosos se  libertaram de um mal que lhes causava, além das feridas no corpo, feridas profundas na alma.  Condenados pela sociedade, a viverem excluídos do convívio social, sem o  contato  com a família, estes dez homens,  sobreviviam nas periferias, num total abandono. É neste abandono, que Jesus, caminhando para Jerusalém, os  encontra! Certamente, aqueles leprosos, já tinham ouvido falar do poder de Deus na pessoa de Jesus, isto é,  o amor e  a  misericórdia de Jesus, já havia sido propagados pelo o povo naquelas redondezas, o que despertou neles, a esperança de serem curados por Jesus!
Cientes de suas limitações, eles não ousaram  em aproximar de Jesus, mas de longe gritaram: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Jesus é muito breve neste encontro, apenas ordena-os a irem até os sacerdotes, pois só eles, poderiam liberá-los para o convívio  social, após constatar a sua cura, cura, que Jesus sabia que iria acontecer ao longo do caminho!  
(A lepra, hoje conhecida com  hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia  era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus.)
Em obediência a Jesus, os leprosos, cheios de esperança,   tomam o caminho indicado por Jesus e durante o percurso, percebem que estão curados!  Um deles, logo que se viu livre da lepra, retorna  ao encontro do Sacerdote, o sacerdote Maior, aquele que lhe concedera a cura: Jesus! Prostrado a seus pés, ele recebe também a cura interior, ou seja a sua Salvação. Este, era um samaritano, considerado inimigo dos judeus, foi o único  que ao sentir tocado pela intervenção de Deus em seu corpo, quis também experimentá-la no seu interior! Uma atitude que podemos constatar  com a sua decisão de  retornar à Jesus
Antes de receber a cura, aquele  samaritano,  grita Jesus de longe, curado, ele toca em Jesus, numa atitude de reconhecimento de que Jesus era o próprio Deus! É este reconhecimento que o  levou a ficar totalmente livre de tudo o que lhe escravizava: doença, preconceito, abandono e principalmente o pecado...
É por isso, que este samaritano, vindo de um povo que não honrava a Deus, recebeu a cura física e interior e simultaneamente a salvação entrou na vida dele,  enquanto que os outros nove, que eram judeus, se contentaram somente com a cura física, não quiseram voltar para receber a cura interior!
Jesus questiona: “e os outros nove, onde estão?” Este  questionamento de Jesus,  não significa que Ele queria um agradecimento verbal, o  que  entristeceu Jesus,  foi o fato deles não se interessarem pela cura interior, negando a salvação.  Os nove,  perderam  a oportunidade  de experimentarem  a ação de Deus em suas vidas, numa cura total, ou seja, a cura do corpo e da alma, como alcançou o samaritano!
A salvação é um presente que Deus concede a todo aquele que crê em Jesus e que se dispõe a  segui-lo.
Mais importante do que ser curado fisicamente por Jesus, é  permanecer com Ele, como fez o samaritano!
E nós, com quem identificamos: com o Samaritano? Ou com os nove leprosos  que se contentaram somente com a cura física?


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

FONTE: http://homiliadominical2.blogspot.com.br/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário