terça-feira, 16 de agosto de 2011

HOMILIA DO 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM


A mensagem deste domingo contém a alegre notícia de que Deus quer a salvação de toda a humanidade, pois, como diz a primeira leitura (Is 56, 1.6-7) “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. No evangelho de hoje (Mt 15,21-28) esta mensagem é confirmada pela cura da filha da mulher sírio-fenícia. Esta era de origem pagã e, ao receber esta graça, Jesus atende ao seu pedido, mediante a fé humilde e perseverante da mãe que suplica pela filha.

A segunda leitura (Rm 11,13-15.29-32) também reafirma que a salvação é para todos, quando São Paulo destaca que Deus “encerrou a todos na incredulidade para usar da misericórdia para com todos”. Ou seja, os pagãos e os israelitas podem ser salvos pela misericórdia de Deus. E esta salvação é recebida na fé, como a Carta aos Romanos aponta em todo o seu contexto.

Mas a fé está ligada a um comportamento de autenticidade. Já na primeira leitura, Deus afirma “cumpri o dever e praticai a justiça” como também “aos estrangeiros que aderem ao Senhor (cita atitudes de adesão real a Deus) a estes conduzirei ao meu monte santo”, isto é, à salvação.

Assim pois, todos somos chamados a salvação, porque Deus ama a todos que Ele criou. Cada um de nós deve dar a resposta de fé compromissal ao Deus único, que faz com que a vinda da Jesus comunique a restauração divina.

No mês de agosto, entre nós católicos do Brasil realizamos o mês vocacional. E neste segundo domingo destaca-se a vocação para o Sagrado matrimônio. Como já celebramos o dia das mães (2º domingo de maio) agora destacamos o dia dos pais. Neste contexto da mensagem, a salvação é oferecida a todos – nossos pais são chamados a receber esta benção fundamental. Que todos os pais sejam abençoados e se abram à salvação divina. E que Deus Pai, o Pai dos pais, seja nossa meta, nossa força, nossa realização, através de Cristo Nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário